VEREADORES MIRINS SÃO EMPOSSADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 26/09/2023 17h34, última modificação 26/09/2023 17h34

13 alunos dos colégios cívico militares de Francisco Beltrão foram eleitos para o mandato de vereadores mirins do Município. Nesta terça-feira (26), aconteceu a posse dos eleitos em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores.

Anna Vitória Pereira, Elton Gustavo da Silva, Gabrielly Schmitt Dillemburg, João Eduardo Toniello Kobielski, Leonardo Padilha, Letícia Blasius de Oliveira, Luan dos Santos Dutra, Nícolas Gabriel Andrade Bueno, Paola Guilherme, Sabrina Poletto da Rosa, Samuel da Silva Vieira, Vitor Hugo Reolon Garbozzo e Yan Higor Gomes da Silva foram os eleitos nos colégios Beatriz Biavatti e Vicente de Carli.

“Durante o período do mandato do vereador mirim, os alunos receberão subsídio formativo, em uma ação em parceria com a Câmara Municipal, para exercer o seu mandato. Dentre os aprendizados estão as competências de um vereador, o funcionamento das comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei”, comenta o presidente da Câmara de Francisco Beltrão, Tupy Prolo.

“Ao final do mandato, os vereadores mirins irão apresentar, em sessão plenária, uma proposta de lei, elaborada e pensada coletivamente, com base na análise de suas realidades e nos critérios regulados pelas normas legislativas”, destaca a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani.

A Justiça Eleitoral da comarca foi parte fundamental do processo. O juiz eleitoral, Antonio Evangelista de Souza Neto e o chefe do cartório eleitoral, Arno Wolf Junior participaram da posse. Também foram eles que realizaram a diplomação dos vereadores mirins eleitos, no mês passado.

“Não se trata só de formar lideranças para o futuro, mas também trazer a vivência política para o presente desses jovens, afinal, a política está em tudo o que vivemos, por isso, o TER/PR realiza esse projeto e parabeniza todos os envolvidos, especialmente, os vereadores mirins”, comenta Mary Natsue Ogawa, chefe da seção de educação para a cidadania política da Escola Judiciária Eleitoral do TER/PR.

Também participaram do evento o secretário chefe de gabinete da prefeitura, Alaércio Corazza, representando o prefeito Cleber Fontana; a secretária municipal de educação, Mariah Ivonete Silva; o presidente da ACEFB, William Madruga; diretores e professores dos colégios, além de familiares e convidados dos alunos.

O PROJETO PARLAMENTO JOVEM

O projeto parlamento jovem é desenvolvido desde 2017 pelo TER/PR em parceria com os núcleos regionais de educação e atinge estudantes que têm a oportunidade de vivenciar o processo eleitoral, aprender sobre a importância da democracia, do voto esclarecido, da representatividade política e também sobre a função do vereador e o seu impacto na vida da população.

Da participação no parlamento jovem, também tem resulta a criação de alguns projetos de lei, que propostos pelas vereadoras e pelos vereadores mirins. Para atingir os objetivos do parlamento jovem, propõe-se a vivência de um pleito eleitoral e de um mandato legislativo, por meio de uma eleição em urnas eletrônicas, utilizando títulos eleitorais fictícios e todos os procedimentos análogos aos de uma eleição autêntica, elegem-se os vereadores mirins, que terão a incumbência de criar um projeto de lei que será protocolado e apresentado pela Câmara Municipal, podendo se tornar uma lei municipal.