Proprietários de terrenos cobram revisão do Plano Diretor

por everton — publicado 19/01/2022 15h36, última modificação 19/01/2022 15h36
Os vereadores ouviram as reivindicações dos proprietários de terrenos que estão com dificuldades para obter a regularização das propriedades que ficam no interior de Francisco Beltrão.

A atualização do plano diretor de Francisco Beltrão feita em 2017 deixou margem para questionamentos e dúvidas dos proprietários de terrenos nas áreas periurbanas da cidade. Por isso, a Câmara de Vereadores acolheu na noite desta terça-feira(18), aproximadamente, 60 proprietários de terrenos que manifestaram a dificuldade em obter a documentação dos condomínios e chácaras de lazer, além de cobrar do poder público uma celeridade na resposta dos processos. Eles demonstraram divergências quanto à metragem dos terrenos, acessos e sobre a exigência das áreas verdes e de preservação ambiental. Enfim, houve uma reunião com os vereadores Policial Oberdan(PSDB), Rodrigo Inhoatto(PP), Pedro Tufão Filho(PSL), Dile Tonello(PV) e Junior Nesi(PSDB) a fim de que, o Poder Legislativo possa auxiliar na resolução do problema. O encontro se estendeu por mais de duas horas, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão.

Os vereadores manifestaram apoio às reivindicações, porém deixaram claro que, cabe ao município propor as alterações necessárias, mas que vão acompanhar a resolução da problemática. O Legislativo vai solicitar agilidade no processo de discussão do assunto e se comprometeu em analisar e estudar as leis, quando receberem o projeto do Executivo.

Como se trata de um assunto polêmico, os vereadores também se dispuseram em propor uma audiência pública, que envolva representantes do Ministério Público, do Executivo, Legislativo e os proprietários dos terrenos, a fim de sanar as dúvidas a respeito da regulamentação. Recentemente, o prefeito Cleber Fontana(PSDB) anunciou a reformulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano(IPPUB) cujo um dos objetivos é atender as demandas relacionadas a esse setor.