OSMAR MAZETTO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 29/04/2024 11h08, última modificação 29/04/2024 11h08

O empresário Osmar Mazetto, presidente do Grupo Raffer, com mais de 400 colaboradores, foi homenageado na sexta-feira (26), com o título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão, maior honraria que o Poder Legislativo pode conceder a alguém. A proposição foi apresentada pelo vereador Rodrigo Inhoatto (MDB) e foi aprovada por unanimidade na Casa.

Com o plenário lotado por familiares, amigos e convidados, a sessão solene de entrega do Título contou ainda com a presença do prefeito Cleber Fontana, que assinou a Lei Municipal Nº 5.103/2024, que concedeu a homenagem.

Durante os pronunciamentos, o vereador Rodrigo, autor do projeto, destacou que a história de Osmar Mazetto é um exemplo de dedicação, empreendedorismo e sucesso. Ele destacou ainda o papel que Mazetto desempenhou junto ao desenvolvimento de Francisco Beltrão. “Hoje Beltrão ostenta o título de sede de uma das grandes marcas de vestuário do Brasil, que é a Raffer. Uma empresa com centenas de colaboradores, que contribui significativamente com o desenvolvimento da nossa cidade e por isso, temos de reconhecer quem deu início a isso tudo, portanto, essa homenagem é mais do que merecida”, destacou.

O prefeito Cleber Fontana também aproveitou para lembrar da parcela significativa de contribuição que o Grupo Raffer tem para Francisco Beltrão. “Mas muito mais do que isso, temos que destacar a pessoa do seu Osmar Mazetto, que está a frente disso tudo. É uma alegria muito grande participar desse momento e, em nome dos 100 mil habitantes de Francisco Beltrão, quero desejar ainda mais saúde e sucesso”.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tupy Prolo (PP), apontou a história de vida do homenageado como um exemplo. “A empresa teve muito sucesso, mas foi graças ao empenho do fundador, que nunca mediu esforços e jamais fugiu dos desafios. Quero lembrar também da família, que sempre esteve junto em todos os momentos e também merece ser destacada nesta homenagem. A prova de que ela é merecida, é que todos os vereadores aprovaram e essa unanimidade mostra que é sim de interesse do Poder Legislativo, lembrar de quem tanto fez pela nossa cidade”.

Depois dos pronunciamentos e de uma homenagem também prestada pela filha Fernanda em nome da família, Osmar Mazetto, bastante emocionado, destacou que receber essa honraria do município é um momento de reflexão. Ele disso que toda sua trajetória se fez valer neste momento. “É muito gratificante parar para pensar que muitas outras famílias puderam realizar seus sonhos através do meu, quando decidi criar uma empresa, que começou tão pequena e virou essa grande potência. Quero agradecer imensamente à todos que participaram e fizeram esse momento acontecer, pois é uma alegria quase que indescritível para mim, muito obrigado”, finalizou.

HISTÓRICO DE OSMAR MAZETTO

Nascido no município de Erechim – RS em 31 de agosto de 1950, mudou-se ainda pequeno, em 1954, para o Paraná, mais precisamente, Barra Grande, distrito de Itapejara do Oeste. Filho de agricultores, Valentim e Carmelinda Mazetto (in memorian), Osmar Mazetto trabalhava na roça desde muito novo para ajudar no sustento da família. Mas, ainda jovem, em consequência de uma doença, se afastou da lavoura por um tempo, e vendo a mãe trabalhar cortando e costurando as roupas para uso diário, ele se interessou por essa atividade.

Foi então, que surgiu o interesse pela costura. Essa paixão o guiou para construir sua jornada profissional, lançando as bases para sua futura trajetória. O interesse logo se transformou em muito trabalho e dedicação. Começava ali, a profissão que mudaria sua vida.

Em 1970, Osmar Mazetto veio para Francisco Beltrão. Começou a trabalhar na Alfaiataria Elite. Casou-se com Ivanilde Folador em 1975. Então saiu da Alfaiataria Elite e montou sua própria alfaiataria na sala de casa, localizada na Rua Sergipe, próximo ao Rio Marrecas.

Ao lado da esposa Ivanilde, em 29 de setembro de 1977, Osmar fundava o que se tornaria uma das grandes marcas de Francisco Beltrão, inicialmente chamada de Alfaiataria Beira Rio. No ano seguinte, o casal foi abençoado com a primeira filha, Fernanda.

Buscando expandir o pequeno empreendimento, Osmar e a esposa compram um terreno, na atual Av. Porto Alegre, e começam a construção da residência, alfaiataria e loja.

Em 1982 nascia Rafael, o segundo filho do casal. Como sempre, Osmar e Ivanilde, apegados à família, resolvem renomear a empresa com o nome dos dois filhos, Rafael e Fernanda, nascendo assim à marca RAFFER. Posteriormente, no ano de 1990, o casal foi agraciado com a terceira e última filha, Naiara.

Já no ano de 1994 a Raffer constrói seu primeiro barracão, começando o sonho de instalar uma confecção em escalas industriais. Inicialmente com apenas 36 funcionários, a produção era composta 90% por calças e 10% por paletós.

Em 2004 a Raffer mudou-se para a nova indústria, com instalações modernas, o que proporcionou maior conforto aos seus colaboradores e expansão da produção. Hoje a Raffer tem aproximadamente 1.800 pontos de venda em todo o Brasil e um parque fabril de 12.000 m2.