MIRNA PECÓITS RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 29/05/2024 14h41, última modificação 29/05/2024 14h41

A professora de balé Mirna Pecóits receberá a maior honraria do município de Francisco Beltrão: o título de cidadã honorária, concedido através de lei aprovada pela Câmara Municipal.

A proposta de homenagear Mirna Pecóits é do vereador Silmar Gallina e foi votada em primeiro turno nesta terça-feira (28) e aprovada por unanimidade, com grande público presente acompanhando a votação. Segundo o vereador proponente, “a homenageada tem uma história de muita contribuição com a cultura e com a educação de Francisco Beltrão, por isso, se faz merecedora deste título”, comentou.

A data da entrega será agendada e divulgada posteriormente. O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno na Câmara na semana que vem para então ter sequência na organização da entrega.

A HOMENAGEADA

Mirna é filha de Miran e Vlasta Pirih, refugiados da Iugoslávia depois da Segunda Guerra Mundial. Nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 25 de março de 1947, enquanto o navio que trazia seus pais da Europa aguardava reparos. O plano inicial de seus pais era seguirem para a Argentina ou Paraguai mas, com o nascimento da filha, decidiram ficar no Brasil e se estabeleceram em Rolândia, no norte do Paraná, onde se dedicaram à produção de café.

Em 1977 criou a Escola então chamada Escola de Ballet de Francisco Beltrão, posteriormente passando a ser chamada Centro de Artes Ballet Mirna Pécoits. Desde a década de 80, o Ballet Mirna Pécoits participa de Festivais e Mostras de Dança, com bons resultados.

Há mais de 25 anos, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, Mirna desenvolveu um projeto de descentralização da cultura, realizando apresentações para alunos da rede municipal de ensino em horário escolar (sem custo), para promover o desenvolvimento cultural das crianças do Município e difundir a arte da Dança.

Em 2009, com base em mais de 30 anos de experiência e incentivada por bailarinos e incentivadores locais da cultura, foi fundada a Companhia de Dança Mirna Pécoits, hoje já independente, sob novo nome Movimento Companhia de Dança- FB. Diversos ex-alunos da Escola fizeram da dança suas profissões, sendo professores, criando escolas próprias ou seguindo carreira como bailarinos profissionais, no Brasil e no exterior.