MÉDICOS BELTRONENSES REFERÊNCIA NO PARANÁ RECEBEM HOMENAGEM DA CÂMARA

por maikiel publicado 24/06/2024 15h10, última modificação 24/06/2024 15h10

Nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Francisco Beltrão homenageou três profissionais da saúde que desenvolvem um trabalho único e sofisticado: a transfusão de sangue intrauterina. Os profissionais são os médicos Rubens Fernando Schirr e Márcio André Da Ros, e a enfermeira Regeane Palavicini.

A transfusão de sangue intrauterina (TIU), realizada em fetos diagnosticados com anemia por diversas causas. No interior do Paraná, na cidade de Francisco Beltrão, o trabalho pioneiro destaca-se como um marco de excelência e inovação.

Ao longo de aproximadamente uma década, estes profissionais lideraram o departamento de medicina fetal do hospital, não apenas realizando esses procedimentos complexos, mas também acumulando uma experiência inestimável. Sua dedicação não se limitou ao tratamento de seus pequenos pacientes; eles também contribuíram significativamente para a formação e educação de outros profissionais da área, compartilhando seu conhecimento e expertise adquiridos através de inúmeros casos desafiadores.

O trabalho dos drs. Schirr e Da Ros, juntamente com a enfermeira Palavicini, na execução e aprimoramento dessa técnica no solo paranaense, é precursor e fundamental no interior do estado. Suas habilidades em realizar essas intervenções complexas com sucesso notável não apenas salvou vidas, mas também serviu como um farol de esperança para muitas famílias enfrentando diagnósticos desanimadores.

A contribuição desses profissionais ao campo da medicina fetal vai além do sucesso técnico; eles também moldaram a abordagem humanizada no tratamento de condições fetais complexas na região, oferecendo não apenas habilidades cirúrgicas de ponta, mas também compaixão e apoio às famílias durante períodos incrivelmente desafiadores. O legado de seu trabalho continuará a influenciar a prática da medicina fetal, tanto no Paraná, quanto em todo o território brasileiro, destacando a importância da inovação, da expertise e, acima de tudo, da dedicação incansável à vida em suas formas mais frágeis.

A proposição da homenagem por esse trabalho foi dos vereadores Jean Emiliano e Junior Nesi. “Esse é um trabalho que eu mesmo não conhecia e quando entendi o que é a importância dele, imediatamente pensei em prestar algum tipo de reconhecimento, por isso esta homenagem”, salientou Jean Emiliano.

“Nossa cidade já é conhecida como o grande polo de saúde para a região, e esse trabalho desses profissionais representa tudo isso. Então em nome do Poder Legislativo, queremos homenagear e parabenizar a todos que fazem parte dessa história e contribuem para o desenvolvimento da nossa saúde pública”.

Representando os três homenageados, o Dr. Rubens fez um pronunciamento voltado à importância do trabalho desenvolvido. “É um processo muito delicado e que requer muito cuidado e preparação. Contamos com uma equipe e uma estrutura que nos proporciona realizar esse tipo de procedimento com sucesso e hoje receber esse reconhecimento público nos deixa muito felizes”, disse o médico.