LANÇADO PROJETO DE INTERVENÇÃO PRECOCE AO AUTISMO NOS CMEIS DE BELTRÃO
O projeto de Intervenção Precoce para o Autismo é uma ação que será desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Recentemente foi realizada a última reunião preparatória para o início do projeto, envolvendo a equipe de coordenação. De acordo com a secretária de educação do Município, Mariah Ivonete Silva, a prefeitura realiza grandes investimentos na área de inclusão, com melhorias constantes no atendimento das crianças com necessidades especiais.
O projeto que está sendo lançado tem por objetivo a implementação das equipes especializadas em Análise do Comportamento Aplicada nos CMEIs do município. A iniciativa tem parceria com a Associação Beltronense de Apoio à Pessoa Autista Inspiradora (ABAPAI).
A Análise do Comportamento Aplicada é a ciência que possui mais evidência no tratamento ao Transtorno do Espectro Autista, tendo por objetivo desenvolver habilidades que sejam preditoras de autonomia aos indivíduos. As equipes que atuarão com o projeto nos CMEIs serão compostas por supervisor analista do comportamento, coordenador técnico e aplicadores analistas do comportamento.
O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quarta-feira (26) no auditório da Amsop e contou com dezenas de profissionais da educação dos CMEIS, órgãos e entidades ligadas ao autismo e representantes do poder público. Além do prefeito Cleber Fontana e do vice Antonio Pedron, os vereadores Jean Emiliano, Quintino Girardi, Pedro Tufão Filho e o presidente da Câmara, Tupy Prolo, acompanharam o evento.
Depoimentos emocionantes de mães de crianças autistas demonstraram a importância desse serviço, que foi idealizado por uma mãe, apresentado ao vereador Pedro Tufão Filho, que levou ao conhecimento do prefeito, e a ação foi posta em prática. “Nós temos um trabalho muito dedicado à essa causa dentro do Poder Legislativo. Temos muitos projetos de lei que trabalham benefícios para autistas e poder ajudar a construir o projeto Théo Benjamim Abamor, que institui essa intervenção precoce e vai ajudar equipes de educação e, principalmente, as famílias dos autistas, é uma conquista muito grande para toda nossa população”, comentou Pedro Tufão Filho, que representou a Câmara de Vereadores nos pronunciamentos.