JUNIOR NESI VISITA CENTRO DE ZOONOSES DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 15/03/2023 13h54, última modificação 15/03/2023 13h54

O Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal de Francisco Beltrão (Centro de Zoonoses - CCZ), localizado na Pedreira Mãe Natureza, no Bairro Nova Petrópolis, atende animais de rua, animais sob tutela de famílias baixa renda devidamente comprovadas por meio do CAD ÚNICO, realiza atendimento a denúncia referentes a maus-tratos ao animais e desenvolve de forma continuada o Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos (castração).

Nesta semana o vereador Junior Nesi (PSDB) visitou o local e conheceu parte dos serviços e atendimentos que são realizados. “Sabemos o quanto esse centro é importante para a nossa cidade. Muitos animais são atendidos em procedimentos de rotina, mas muitos dos que vem pra cá são resgatados de atropelamentos, maus tratos e outras situações de perigo que poderiam levar esses cães e gatos à morte, se não tivessem atendimento por aqui”, informou o vereador, que disse ainda que irá trabalhar para fortalecer a estrutura. “A causa animal também faz parte do nosso trabalho, por isso vim conferir de perto, e no que pudermos, o Legislativo vai auxiliar, criando projetos e viabilizando recursos para esse serviço”, concluiu.

MAIS SOBRE O CCZ

Os animais de rua em situações de risco apresentando sinais de doenças ou animais sob situações de maus-tratos são resgatados pela equipe de médicos veterinários ou encaminhados ao Centro de Zoonoses pela Ong Arca de Noé e Associação de Proteção aos animais Bem-estar, ficando restrito o atendimento apenas a animais que realmente necessitem por causas diversas. Desde sua inauguração em 7 de junho de 2019 até início de 2021, foram realizado cerca de 2000 atendimentos clínicos, 700 castrações e 600 atendimentos à denúncias de maus-tratos. Os animais resgatados, após serem devidamente tratados, vacinados, castrados, vermifugados e identificados por meio da aplicação de microchip, são disponibilizados para adoção responsável mediante entrevista do interessado com a equipe do Centro de Zoonoses. As denúncias referentes a maus tratos devem ser registradas por meio da ouvidoria municipal no telefone 3524-0269.