EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO EM OUTROS MUNICÍPIOS PODERÃO SER TRAZIDAS PARA BELTRÃO

por maikiel publicado 20/01/2023 12h06, última modificação 20/01/2023 12h06
Vereadores de Francisco Beltrão estiveram em Paranaguá conhecendo cases de sucesso no Município

A cidade de Paranaguá, no litoral paranaense tem um dos mais reconhecidos centros de referência no atendimento à portadores do transtorno do espectro autista. Além disso, outros projetos de sucesso também foram conhecidos in loco pelos vereadores beltronenses Tupy Prolo (PP), Pedro Tufão Filho (União) e Fernando Misturini (PSDB), visitaram Paranaguá nesta semana.

A primeira visita foi ao O Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista- CEMR-TEA, que é uma unidade que integra atendimento multiprofissional aos estudantes junto ao CMAE (Centro Municipal de Avaliação Especializada) criado em 2018 e é responsável por realizar avaliações diagnósticas e psicoeducacionais com acompanhamento médico neuropediátrico e psiquiátrico, como também na capacitação sobre o TEA aos profissionais do magistério da rede municipal de ensino.

O vereador Pedro Tufão Filho comentou que já trabalha em projetos relacionados ao autismo em Francisco Beltrão, e conhecer a maior referência do Estado nessa área, vai ajudar muito. “Esse projeto do Centro de Referência é um modelo muito importante que pode ser levado para o nosso Município, onde temos muitos portadores do transtorno do espectro autista. Conhecer de perto essa realidade nos ajudou muito a entender esses processos e vamos levar todo esse conhecimento e tentar transformá-lo em ações práticas para a nossa população”, disse.

Os vereadores também conheceram alguns projetos de sucesso em Paranaguá relacionados ao esporte. “Vamos copiar, no bom sentido, essa metodologia que deu certo aqui, pois entendemos que bons exemplos precisam ser replicados. Através desse centro de referencia ao autismo, numa parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão e com a Secretaria de Esportes, também são oferecidos atendimento na área esportiva. Isso trás uma infinidade de benefícios, aliado aos demais atendimentos de médicos, fonoaudiólogos, as terapias ocupacionais e diversas outras atividades para o publico autista”, informou o vereador Fernando Misturini.

TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO

Outro projeto pioneiro no Brasil está sendo desenvolvido em Paranaguá, que é o programa Tarifa Zero. Através dele, os usuários do transporte coletivo não pagam mais por esse serviço, que é custeado, parte pelas empresas com o valor que já era destinado aos vale-transporte dos funcionários, e o restante pela prefeitura. Os vereadores conheceram esse programa e confirmam que é uma ideia que poderá ser apresentada para discussão em Francisco Beltrão, visto que outros municípios, como Pato Branco e Foz do Iguaçu, também já conheceram e estudam o projeto.

O presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Tupy Prolo, considerou muito importante essa visita. Ele agradeceu ao prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, por disponibilizar as equipes para atender os vereadores de Beltrão - a secretária de Educação, Tenile Xavier, secretária de Inclusão, Camila Leite, o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, e a secretária de serviços urbanos, Christianara Folkuenig.

“É importante que a população entenda que os vereadores também tem essa função, de buscar conhecimento para a criação de projetos que possam ser implantados no Município. Depois dessa visita, extremamente produtiva, vamos conversar com os demais vereadores e no decorrer desse ano, junto com a Administração Municipal, tentar transformar esse conhecimento em ações práticas para a população de Francisco Beltrão”, finalizou o presidente.

Câmara Municipal de Vereadores/Assessoria de Comunicação