EQUIPE ROCAM DO 21º BPM RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA

por maikiel publicado 20/05/2024 16h10, última modificação 20/05/2024 16h10

Nesta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Francisco Beltrão entregou uma moção de Aplauso e Reconhecimento para a equipe ROCAM do 21º Batalhão da Polícia Militar. A proposição foi do vereador Rodrigo Inhoatto e foi aprovada por unanimidade na Casa.

ROCAM é o nome dado à equipe de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas. Essa subdivisão foi criada em janeiro de 2015, pelo então comandante da 1°Companhia do 21ºBPM da época, Capitão Rogério Gomes Pitz, Sendo um dos primeiros Batalhões do estado do Paraná a vislumbrar esse policiamento. Hoje, Pitz é Tenente-coronel é o comandante do 21º Batalhão.

O Tenente-coronel esteve presente no evento de entrega da Moção à ROCAM. Ele lembrou parte da história da equipe e de como ela se torneou referência para todo o Estado. “Nossa equipe ROCAM é acionada por todo o Paraná, por ser uma das mais completas e ser muito bem preparada. É uma grande satisfação para o nosso Batalhão ver que esse trabalho surte resultado à ponto de ser homenageado pelo Legislativo da nossa cidade”, comentou Rogério Pitz.

Inicialmente a equipe contava com quatro policiais, os quais já possuíam alguma afinidade em condução com motocicleta. Assim, a equipe começou a desempenhar ótimos resultados como apreensões de armas e drogas e também na fiscalização de motocicletas irregulares, sanando um grande problema que ocorria na época, onde frequentemente várias motocicletas se evadiam das viaturas convencionais, colocando em risco não somente a equipe policial, mas também a população local.

Com o passar dos anos, esse tipo de policiamento foi ganhando corpo e notoriedade, sendo então investido em uma melhor estrutura física para o grupo ROCAM, assim como viaturas e equipamentos de última geração. Contando atualmente com nove integrantes qualificados no policiamento tático de motocicletas, cada um desses policiais, além de atuarem no moto patrulhamento tático ostensivo e repressivo, são também capacitados para realizarem escolta de dignitários e policiamento em eventos especiais, sendo esta equipe, referência no estado do Paraná. Hoje a ROCAM conta com motocicletas da marca BMW, que garantem mais agilidade no serviço e segurança para os policiais, que são: Cabo Fábio Ricardo Marion, Soldado Jean Carlos Thomas, Soldado Diogo Rosa Nievola, Soldado Valter Adalto Campos, Soldado Jean Francisco de Souza, Soldado André Marmentini, Soldado Fagner Cardoso de Lima Orbach, Soldado Tiago Neimar Petry e Soldado Vilmar Dias de Camargo.

O proponente da homenagem, vereador Rodrigo Inhoatto, destacou que a ROTAM é reconhecidamente um dos grupos táticos mais efetivos da PM e a homenagem é justa. “Essa atividade especializada de policiamento ostensivo em que militares, devidamente capacitados, dotados de armamentos, equipamentos e acessórios específicos, atuam mediante a aplicação de motocicletas, tem mostrado para nossa população que a segurança pública está presente em todas as áreas. Com base nessa atuação expressiva, não poderíamos deixar de prestar essa homenagem”, pontuou Inhoatto.

Encerrando a solenidade, o presidente da Casa, Tupy Prolo, também parabenizou a todos os integrantes da ROCAM e ao 21º BPM como um todo. “Nossa segurança pública é um exemplo para outras regiões e isso se dá graças ao trabalho de todos. Parabéns à ROCAM e que esse serviço possa ser ampliado e melhorado ainda mais”.