Criada a semana municipal do Rock

por everton — publicado 26/11/2019 18h05, última modificação 26/11/2019 18h05
A autoria é do vereador Paulo Grohs(PSDB) e a data será comemorada na semana que antecede o dia 13 de julho.
Criada a semana municipal do Rock

Roqueiros de Francisco Beltrão prestigiando a sessão.

O dia mundial do rock é comemorado em 13 de julho. No município de Francisco Beltrão é realizado todos os anos, também em julho, o evento chamado “Beltrão Rock Culture”, e neste ano, coincidiu de acontecer exatamente no final de semana do dia do rock. A promoção é do departamento de cultura de Francisco Beltrão, que busca resgatar a cultura rock’n roll no Sudoeste, com bandas que apresentaram músicas autorais e releituras de ícones que marcaram a história do segmento com um repertório de clássicos dos anos 60, 70 e 80.

O evento que tem um cunho cultural, também apresenta como proposta, arrecadar roupas e alimentos para pessoas e entidades que necessitam deste apoio. A primeira edição aconteceu em 2017 e contou com a participação de 3 mil pessoas, na segunda edição realizado no ano passado foram 8 mil pessoas, e na última edição em 2019, passou de 10 mil roqueiros que se reuniram no parque Jayme Canet Junior. A iniciativa está recebendo cada vez mais adeptos e para ser um evento oficial, no calendário do município, independentemente da vontade ou disponibilidade das futuras administrações, o vereador Paulo Grohs(PSDB) apresentou um projeto de lei que foi votado e aprovado, por unanimidade, que consiste na criação da semana municipal do rock.  “A criação da Semana Municipal do Rock irá demonstrar à população um caminho forte e seguro sobre a importância deste estilo musical, desmistificando o público que gosta de rock e incluindo também a geração de empregos em virtude da realização deste evento”, argumentou o vereador.

A ideia é de que seja realizada na semana que antecede o dia 13 de julho algumas atividades para fortalecer e incentivar o rock em Francisco Beltrão, com a criação de espaços públicos, para os músicos apresentarem e divulgarem seus trabalhos, bem como, buscar parcerias entre poder público e a iniciativa privada para fomentar o rock.

O projeto de lei segue para a sanção ou veto do prefeito Cleber Fontana, e assim que aprovada, entrará oficial a partir do próximo ano, no calendário de eventos do município.