COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO RECEBE LDO 2025

por maikiel publicado 29/04/2024 11h37, última modificação 29/04/2024 11h37

Nesta segunda-feira (29) a equipe da secretaria municipal de Fazenda esteve na Câmara Municipal para fazer a entrega da LDO de 2025 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades para o próximo ano. Com a presença do prefeito Cleber Fontana, o documento foi entregue para a Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, composta pelos vereadores Ronaldo Bizotto (presidente), Pedro Tufão Filho e Silmar Gallina.

A LDO do próximo ano traz a projeção do orçamento do município para 2025, estimado em R$ 600.550.000,00, bem acima do valor deste ano, que é de R$ 500 milhões, um acréscimo de 20,11%. Porém, o valor pode ter alteração, visto que o orçamento oficial será definido em setembro. Agora a LDO será analisada pelo Legislativo.

Do orçamento projetado na LDO, a fatia do Executivo é de R$ 524.050.000,00. Para o Legislativo devem ser destinados até R$ 9 milhões. O Prevbel, que efetua o pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores municipais, terá o maior aumento em relação ao ano passado, com a destinação de R$ 76.500.000,00. Para o IPPUB (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) os recursos serão de R$ 1 milhão.

“Como é atribuição do Legislativo acompanhar e fiscalizar os atos da Administração Pública, saber como o orçamento será destinado e aplicado no próximo ano, é fundamental para que possamos elaborar projetos para nossa população com base na previsão orçamentária. A presença do prefeito e dos membros da secretaria da fazenda é fundamental e nos ajuda a conhecer toda a LDO, até para que possamos também prestar contas e esclarecimentos para a nossa população quando formos questionados”, destaca o vereador Ronaldo Bizotto.

Além dos vereadores que integram a Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, também participaram do ato os vereadores Jean Emiliano, Oberdan Saretta e Quintino Girardi.