CÂMARA PROMOVE AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR O PATRIMÔNIO PÚBLICO NA COMUNIDADE DO JACUTINGA

por maikiel publicado 15/05/2024 10h31, última modificação 15/05/2024 10h31

Moradores da comunidade do Jacutinga, no interior de Francisco Beltrão, lotaram o plenário da Câmara Municipal de Vereadores na noite desta terça-feira para uma audiência pública sobre uma estrutura que existe no local e está no meio de uma discussão sobre quem deve administrar: a Mitra Diocesana ou a Associação de Moradores da comunidade.

A discussão foi parar na justiça e para tentar chegar a um acordo, a Câmara, através de requerimento do vereador Jean Emiliano e do presidente da Casa, Tupy Prolo, promoveu a audiência. Participaram do encontro o Bispo da Diocese, Dom Edgar Xavier Ertl e o Padre Valdecir Bressani, representando a igreja; o presidente da Associação de Moradores do Jacutinga, Cláudio Frigeri; o secretário de administração da prefeitura, Marcos Koerich, além dos vereadores Ronaldo Bizotto, Silmar Gallina, Dile Tonello e Cidão.

De acordo com a explicação apresentada pelo Bispo Dom Edgar e pelo Padre Bressani, a igreja sempre fez a gestão da Gruta e da estrutura existente no local, tendo em vista que é um local religioso. A Associação de Moradores está reivindicando a criação de um conselho para a gestão do local, conselho este composto por todas as entidades que compõem a comunidade do Jacutinga, por entender que quem convive no dia a dia tem direito de uso e manutenção do espaço.

Depois de mais de duas horas de audiência e após todas as explicações e questionamentos sobre o assunto, não houve consenso. Por sugestão da Câmara de Vereadores, um novo encontro poderá ser agendado para que se tente uma nova rodada de conversas em busca de um acordo sobre a forma ou a responsabilidade pela administração daquele local.