Câmara presta homenagem ao dia do Gaúcho

por everton — publicado 20/09/2021 16h05, última modificação 30/09/2021 13h55
A indicação foi do vereador Tupy Prolo(PP). E João Pedro, Lorenzo e o Velho Milongueiro se apresentaram após a sessão ordinária.

A cultura gaúcha é uma mistura da cultura dos índios, portugueses, negros e dos espanhóis, que viviam na região sul do país, enriquecida com a cultura dos imigrantes italianos, portugueses e alemães. Na década de 40, grupos tradicionalistas resolveram manter as tradições gaúchas e criaram a ronda gaúcha ou ronda crioula, para festejar a independência do Brasil e a revolução farroupilha. Já em 1947 os estudantes gaúchos fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Por meio da lei 4.850 de 11 de dezembro de 1964, foi promulgada pela assembleia legislativa do Rio Grande do Sul, a semana farroupilha que é comemorada entre os dias 14 e 20 de setembro. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro foi oficializado como o DIA DO GAÚCHO, passando a ser feriado no Rio Grande do Sul.

Em função disso, muitas pessoas se perguntam, por que comemora a data no Paraná? Em Francisco Beltrão o que temos a ver com isso? A reposta é que pessoas de todo o Brasil e até em outros países participam de eventos e comemoram a data. Aqui, não é diferente. Por ser a CASA DO POVO, o vereador Tupy Prolo(PP) apresentou uma indicação na semana passada, sugerindo a comemoração da data, com a presença dos talentos beltronenses João Pedro e Lorenzo. Nesta segunda-feira(20), além deles, o Velho Milongueiro, famoso pelas músicas “É mentira desses loco”, “Ripa de Costela”, “Por causa dela”, entre outros sucessos, também se apresentou na Câmara. Tradicionalistas convidados, vereadores e algumas pessoas acompanharam a apresentação desta segunda-feira. O vídeo da apresentação está disponível no Facebook da Câmara de Vereadores.