Câmara homenageia Projeto Amabille e Miss Paraná

por claudiney publicado 24/03/2025 18h20, última modificação 24/03/2025 18h20

       O Projeto Amabille, que apoia crianças vítimas de violência, idealizado pela psicopedagoga Patrícia Vedana Blange, e a Miss Paraná CNB 2024, Aline Biolchi, representante Francisco Beltrão, receberam Moções de Aplausos da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (24). A iniciativa da concessão das honrarias é do vereador Pedro Tufão Filho e recebeu aprovação unânime.

       O projeto Amabille foi iniciado em 2020, durante a pandemia, chegando posteriormente a Francisco Beltrão e outros municípios do Sudoeste. Começou após uma visita à Casa da Mulher Brasileira, onde Patrícia constatou que crianças vítimas de violência chegavam ao local apenas com a roupa do corpo, sem qualquer suporte ou recursos básicos. Além disso, muitas vezes, peças íntimas precisavam ser utilizadas como prova da violência, deixando-as sem vestimentas. Outra necessidade era de kits de higiene.

       Diante dessa realidade, nasceu a iniciativa de confeccionar kits de higiene e vestuário para atender essas vítimas. Inicialmente, os kits foram montados de forma independente, contando com a ajuda de amigos e pequenas doações. Posteriormente comerciantes se sensibilizaram com o projeto e passaram a contribuir com doações recorrentes. Com o passar do tempo, novas habilidades foram desenvolvidas para manter o projeto. Senhoras idosas de Curitiba e da Região Metropolitana também passaram a contribuir.

       Em maio de 2021, o projeto foi formalmente registrado em cartório, recebendo o nome Amabille, em homenagem às filhas gêmeas da fundadora, já falecidas. Nesse mesmo ano, a abrangência do projeto aumentou significativamente. Também passou a oferecer palestras e orientações gratuitas em escolas públicas, ampliando o impacto social.

      Em 2022, o Projeto Amabille expandiu sua atuação para o Sudeste do Paraná, percorrendo 12 cidades para orientar e alertar a comunidade sobre a gravidade da violência sexual infantil. Embora tenha enfrentado desafios, o projeto superou barreiras e ganhou ainda mais apoio, inclusive das polícias Civil e Militar.  

        O ano de 2023 foi marcado por um recorde de atendimentos, ultrapassando 1.000 kits distribuídos, 40 palestras, 20 ações comunitárias e diversas parcerias com o Rotary. O projeto também esteve envolvido no programa “É Por Elas 2”, na campanha de Natal, Dia das Crianças, e ações junto ao projeto Comida Boa de Francisco Beltrão.

      O reconhecimento pelo trabalho veio por meio de diversas honrarias, dentre elas da Câmara de Vereadores de Curitiba, da Assembleia Legislativa e o título de Influência Curitibana. O Projeto Amabille tem o propósito de fazer a diferença na vida de mulheres e das crianças em situação de vulnerabilidade. Diante da sua relevância e do seu impacto social, foi contemplado com a Moção de Aplausos do Legislativo beltronense, como forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho incansável em prol da dignidade e do bem-estar das vítimas de violência.

                                                     MISS PARANÁ

       Aos 14 anos, ao conhecer a primeira Miss Beltrão, surgiu em Aline Biolchi o sonho de que um dia também conquistaria esse título. Em 2013, ao se estabelecer em Francisco Beltrão, vinda de Itapejara do Oeste, deu o primeiro passo para essa realização ao ser coroada Miss Teenager, representando a cidade em competição estadual.

      Dez anos depois, em 2023, o sonho maior se concretizou. Ela não apenas conquistou a tão desejada coroa municipal, mas levou Francisco Beltrão ao topo ao ser e aclamada Miss Paraná CNB, trazendo para casa a quinta coroa estadual, título que carrega com responsabilidade, amor e determinação. Agora, prestes a subir ao palco do Miss Supranational Brasil, leva consigo sua história, sua cidade e o orgulho de tudo o que construiu até aqui.

      Além de representar a beleza da mulher beltronense, Aline sempre demonstrou um espírito altruísta e uma vocação para o trabalho social, sendo sócia fundadora do Interact Club e, posteriormente, do Rotaract, em sua cidade natal. Essas experiências moldaram sua trajetória e despertaram nela o desejo de transformar a sociedade, dando voz a causas muitas vezes esquecidas. Também é embaixadora do Projeto Amabille, dedicado a crianças vítimas de violência, uma missão que carrega com amor e dedicação.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.