CÂMARA HOMENAGEIA MOVIMENTO DA LAREIRA PELOS 50 ANOS DE ATUAÇÃO

por maikiel publicado 06/11/2023 17h25, última modificação 06/11/2023 17h25

Nesta segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Francisco Beltrão entregou moção de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos grupos do movimento chamado Lareira, que é composto por casais que praticam os ensinamentos da vida cristã.

A proposição é do vereador Silmar Gallina (PSDB) e foi aprovada por unanimidade. A justificativa é de que o movimento Lareirista é um movimento de Casais para Casais, que busca fortalecer e ajudar as famílias na espiritualidade conjugal e vivência comunitária, inserindo-os nas pastorais. Tem como objetivo incentivar o casal a tomar consciência de sua ação e vivência evangelizadora em família e também sua missão na Igreja através dos trabalhos nas pastorais.

Participaram da entrega da moção representantes de cerca de 20 grupos de Lareira de Francisco Beltrão. Estiveram presentes ainda o bispo da Diocese, Dom Edgar Xavier Ertl e o secretário chefe de gabinete do Executivo, Alaércio Corazza, que representou o prefeito Cleber Fontana.

Em suas considerações, o vereador Silmar Gallina, proponente da homenagem, destacou que o movimento lareirista é importantíssimo para a comunidade, porque serve com uma luz e um alento para muitas famílias. Ele lembrou parte da história da Lareira, que surgiu na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio, Cidade e Diocese de Lages, Estado de Santa Catarina, em agosto do ano de 1973. A primeira Lareira de Francisco Beltrão deu-se em 09, 10 e 11 de novembro de 1990, com 34 casais, no Salão Pedro Granzotto. Casal Reitor Rogério e Eunice Antunes e Diretor Espiritual o Padre Natalício José Weschenfelder. O Movimento de Lareira de Francisco Beltrão começou em 1990 e nos seus 33 anos de fundação, já realizou 91 retiros com 3.400 casais. Atualmente os retiros são realizados na Casa de Formação Divino Mestre, Monte Tabor.

“Esses encontros serviram para mudar a vida de muitas famílias, fazendo um papel social, muito além de apenas espiritual. Reconhecer tudo isso é o mínimo que o Legislativo poderia fazer, por isso, agradeço o apoio dos demais colegas e a todos os membros da lareira que prestigiaram essa homenagem por terem trabalhado todos esses anos”, comentou Gallina.

Em nome dos homenageados, compuseram a mesa de honra o casal reitor, Milton e Neusa. Em seu pronunciamento, Milton agradeceu a homenagem e destacou que o reconhecimento fortalece o trabalho de todos os grupos de lareira, incentivando ainda mais a atuação junto a comunidade. Quem também se pronunciou foi o Bispo, Dom Edgar, que apontou que no mundo teológico os aplausos não são necessários, mas na vida humana eles são fortes instrumentos de incentivo e de valorização. “Que esse reconhecimento à esse movimento seja fortalecedor e o engrandeça ainda mais”, disse Dom Edgar.

Quem presidiu a homenagem foi o vereador Junior Nesi. Ele também citou a importância do movimento da lareira e destacou que o Legislativo tem como uma das funções promover aquilo que é bom para a população. “Homenagear é incentivar. E se algo da certo e faz bem, precisa ser incentivado, por isso, essa homenagem é tão representativa”, disse o presidente.