CÂMARA HOMENAGEIA CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE PELOS 30 ANOS

por maikiel publicado 18/06/2024 14h57, última modificação 18/06/2024 14h57

O curso de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, completou 30 anos em 2024 e o Legislativo Municipal de Francisco Beltrão, onde a Universidade tem um campus, prestou homenagem. A proposta foi do vereador Cidão, e a Moção de Reconhecimento foi aprovada por unanimidade na Casa.

O curso de Pedagogia da Unioeste de Francisco Beltrão foi criado em 1994 pela Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão – FACIBEL, conforme o Parecer nº. 254/93 CEE e teve sua autorização de funcionamento atestada pelo Decreto de 16/03/94 – DOU 17/03/94.

A FACIBEL, com todos os seus cursos foi incorporada à Unioeste em 1999, com o processo de estadualização da instituição. Desde então, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso passou por quatro atualizações: a) em 1999 (UNIOESTE, 1999), ajustando o projeto original às exigências do Conselho Estadual de Educação e às normativas da Unioeste; b) em 2003 (UNIOESTE, 2003), quando foi adequado às Diretrizes para formação de professores (BRASIL, 2002b, 2002c); c) em 2007 (UNIOESTE, 2007), ajustando-se às Diretrizes do curso de Pedagogia (BRASIL, 2006) e d) e em 2016, às novas diretrizes de formação de professores (BRASIL, 2015).

Neste período formou aproximadamente 1700 profissionais que atuam no âmbito da educação escolar e não escolar, concentrando-se na Educação Básica. Desde o surgimento, o curso teve um total de 132 contratos docentes, sendo 39 vínculos efetivos (estatutário) e 93 contratos em regime especial (CRES), desconsiderando os contratos do período de 1994 e 1995.

O curso realiza anualmente, desde 1997, as semanas acadêmicas destinadas a intensificar debates junto ao coletivo do curso e neste ano de 2024, o curso chega ao seu 30º aniversário. A “XXVII SEMANA ACADÊMICA - 30 anos do curso de Pedagogia - UNIOESTE/FB: história, trajetória e perspectivas” acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2024, tem objetivo de resgatar, apresentar e debater a história e importância deste curso na formação de pedagogas/os e professoras/es na região sudoeste do Paraná.

“Com toda essa história de contribuição para a educação e para o desenvolvimento de Francisco Beltrão e região, não poderíamos deixar de homenagear esse curso tão importante. Eu, como egresso da universidade, conheço a história e a relevância da Unioeste para a nossa cidade e por isso fiz questão de propor essa Moção. Agradeço aos colegas pela aprovação unânime e reforço os parabéns à todos que fizeram parte desta história”, disse o vereador Cidão.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente da sessão, vereador Junior Nesi, também parabenizou e elogiou a atuação da Unioeste em toda sua história. “Centenas de professores foram formados e deram sequencia à essa jornada da educação pela Unioeste. Estamos muito contentes em poder reconhecer isso e prestar essa homenagem”, disse.

O diretor da Unioeste Francisco Beltrão, Adilson da Rocha, agradeceu a Casa de Leis pelo reconhecimento e pelo incentivo à educação nos seus diversos níveis. Já em nome do curso, a professora Vanice Schossler Sabardelotto lembrou da história da formação profissional do curso de pedagogia. “Não podemos deixar de citar a contribuição para todo o nosso estado e até para outros, como Santa Catarina, afinal a Unioeste recebe alunos de todas a regiões e o curso de pedagogia é um dos mais procurados e que mais formou profissionais. Agradeço ao Legislativo e à todos por essa homenagem”.