ATLETA DE BELTRÃO É CONVOCADA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

por maikiel publicado 04/06/2024 14h48, última modificação 04/06/2024 14h48

Dentre os grandes nomes do esporte de Francisco Beltrão, nas mais diversas modalidades, a carateca Rafaela Betti, de 23 anos, foi convocada para a seleção brasileira de karatê. Por essa convocação e por toda uma jornada de 15 anos de conquistas, ela foi homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão nesta terça-feira (04).

A proposição foi do vereador Pedro Tufão Filho e foi aprovada por unanimidade. “É motivo de muito orgulho para todos nós ter atletas que levam o nome da nossa cidade para o Brasil e o mundo. A seleção brasileira reúne os melhores de cada modalidade e ter a nossa representante no karatê é motivo para celebrar, por isso, essa homenagem”, destacou Pedro Tufão.

As palavras foram reiteradas pelo presidente da Casa, Tupy Prolo, que lembrou de tantos outros atletas que também tiveram o mesmo reconhecimento. “Historicamente sempre tivemos esportistas recebendo homenagens da nossa casa porque isso incentiva quem está começando. Em nome do Poder Legislativo, queremos parabenizar e agradecer a Rafaela por toda essa trajetória”.

Aos oito anos, Rafaela iniciou sua jornada na cidade de Francisco Beltrão, na Escola Municipal Recanto Feliz, sob a orientação do Sensei Celso Potrick. Ao longo de 15 anos, Rafaela não apenas honrou sua cidade, mas também se destacou nacional e internacionalmente, recentemente garantindo uma vaga na Seleção Brasileira para o Kumite Sênior -50kg.

Seus feitos nas competições oficiais são impressionantes. Rafaela é heptacampeã paranaense de Kumite, alcançando o 1° Ranking em diversas ocasiões. Além disso, conquistou o bicampeonato nos Jogos da Juventude e o tetracampeonato nos Jogos Abertos do Paraná, demonstrando sua consistência e habilidade ao longo dos anos.

No cenário nacional, suas realizações também são notáveis, com um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê Final e o título de campeã na etapa de Santa Catarina. E sua presença no pódio em várias outras competições, incluindo o Campeonato Sul-Americano Arnold South América e Opens Nacionais, reforça seu status como uma atleta de alto nível. “Chegar à seleção brasileira é o sonho de todo atleta. Estou tendo essa oportunidade e quero agradecer e lembrar de todos que estiveram comigo nessa caminhada: minha família, meu professor, amigos e todos que incentivaram, muito obrigada”, disse a homenageada.