Assuntos importantes debatidos na sessão desta segunda-feira

por everton — publicado 08/03/2021 16h53, última modificação 08/03/2021 16h53
Projeto de lei, requerimentos, indicações e moções estiveram na pauta.

Na primeira sessão ordinária em novo horário, ou seja, às 14h, os vereadores beltronenses deliberaram sobre temas variados. Nesta segunda-feira(08) somente os vereadores e servidores do Poder Legislativo puderam entrar no prédio da Câmara, tendo em vista, as restrições das medidas relacionadas ao coronavírus. A sessão foi transmitida pelo facebook e está disponível para qualquer cidadão acompanhar os trabalhos legislativos. O primeiro assunto discutido e votado, em regime de urgência, foi um projeto de lei, enviado pelo Executivo, que consiste na valorização do servidor público, que está na linha de frente do combate ao Covid-19. A proposição é para o pagamento de uma verba indenizatória temporária para os profissionais de saúde que estão atuando na UPA 24 horas, em Francisco Beltrão, no setor de Covid-19. Foi aprovado em único turno de deliberação e os médicos com 40 horas e 20 horas, médico plantonista, enfermeiro efetivo ou convocado, e ainda os técnicos de enfermagem receberão nos próximos seis meses, 20% a mais no salário, sobre o valor de horas trabalhadas no setor. De acordo com o documento enviado pelo prefeito Cleber Fontana aos vereadores, a medida tem o objetivo de valorizar e incentivar a continuidade do trabalho, tendo em vista que, as equipes estão desgastadas diante da pressão e quantidade de atendimentos dos últimos meses.

Requerimentos aprovados

Depois, seguindo a pauta, foi apresentado o requerimento de autoria dos vereadores Ronaldo Bizotto(PSC), Tiago Corrêa(PSDB) e Pedro Tufão Filho(PSL) convocando a secretária de assistência social, Nádia Bonatto e o chefe de divisão, Valdeci Priester para prestarem esclarecimentos sobre a organização, legalização e distribuição de lotes do Conjunto Habitacional Terra Nossa, num prazo máximo de 15 dias.

Outro requerimento do vereador Pedro Tufão Filho é referente às melhorias na rua Lajes e rua Osasco, no bairro Pinheirão, além de melhorias na iluminação pública, no local próximo ao incubatório da BRF, na Cidade Norte.

Já o vereador Tupy Prolo(PP) apresentou um voto de pesar, em razão do falecimento da empresária beltronense Andreia Mafessoni ocorrido no dia 06 de fevereiro.

Indicações dos vereadores

Na sequência, os vereadores discutiram sete indicações. O vereador Tupy Prolo indicou a construção de barracões industriais na PR483, próximo a empresa Rumo. O vereador Cidão(PSB) solicitou uma quadra de areia no bairro Antonio de Paiva Cantelmo. Os vereadores Anildo Krug(PSDB) e Quintino Girardi(PSC) pediram a reforma da quadra de esportes da Escola Municipal Francisco Manoel da Silva, no bairro Novo Mundo, além de novas mesas para o refeitório dos alunos. O vereador Jean Emiliano(MDB) solicitou pavimentação asfáltica ou com pedras irregulares na estrada vicinal da comunidade Linha Osvaldo Cruz. Os vereadores ANildo Krug e Jean Emiliano indicaram um ponto de ônibus na PR180, em frente à BRF. O vereador Pedro Tufão Filho sugeriu um redutor de velocidade na rua Marília, próximo à capela mortuária e a igreja, no bairro Padre Ulrico. Por fim, o vereador Policial Oberdan(PSDB) indicou uma revitalização do playground e da academia ao livre, na rua Guarulhos, bairro Pinheirão.

Moção de aplauso

Ainda foi votada a moção de aplauso ao bispo Dom Edegar Xavier Ertl, da diocese de Palmas/Francisco Beltrão, e ao padre Vagner Reitz, pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2021. A proposição foi dos vereadores Anildo Krug, Cidão e Quintino Girardi.

Tribuna – explicações pessoais

Já nas explicações pessoais, os vereadores Anildo Krug, Ronaldo Bizzoto e Silmar Gallina(PSDB) lembraram e parabenizaram as mulheres, em especial as beltronenses, pelo dia internacional da mulher. Eles também comentaram sobre o fechamento do comércio, alegando que são favoráveis aos empresários, e cobrando uma atitude mais firme dos governantes estaduais e federais.