Carrinhos e cestas de supermercado precisam ser higienizados

por everton — publicado 20/12/2019 15h56, última modificação 20/12/2019 15h56
A lei foi apresentada pela vereadora Daniela Celuppi, que justificou alegando o alto índice de bactérias e a contaminação destes dispositivos.
Carrinhos e cestas de supermercado precisam ser higienizados

A vereadora Daniela Celuppi defendendo o projeto na tribuna.

Nas argumentações para defender o projeto 48/19, a vereador Daniela Celuppi(PT) apresentou um estudo nacional, recente, que aponta o alto índice de bactérias nos carrinhos e cestas de supermercado. Por isso, propôs um projeto de lei, para que os proprietários de estabelecimentos como hipermercados, supermercados, atacadistas e outros, que são semelhantes, façam a higienização quinzenal para garantir a remoção de sujeiras, resíduos alimentares e microrganismos que podem prejudicar a saúde dos consumidores e funcionários destes locais. O mesmo estudo mostra que, os banheiros são mais higiênicos do que os carrinhos e cestas, pois a manutenção é feita com maior constância.

De acordo com a lei aprovada nesta semana, caberá a vigilância em saúde, da secretaria municipal de saúde de Francisco Beltrão acompanhar se está sendo cumprida a lei. Caso haja o descumprimento, o estabelecimento comercial poderá ser aplicado a multa que varia de cinco até trezentas Unidades de Referência do Município (URM).

O prazo legal para adequação dos estabelecimentos será de 180 dias a partir do momento em que o prefeito Cleber Fontana sancionar a lei.